sábado, 18 de outubro de 2014

Manifestação Religiosa em Lebon Régis

Na cidade de Lebon Régis encontramos uma grande manifestação cultural religiosa que esta sendo preservada pela Associação Cabocla que a mas de 2 anos vem contribuindo para que as tradições não se acabe. A associação não tens fins lucrativos, pois o objetivo principal é manter as tradições e a união das pessoas fazendo que a cultura imaterial seja passada através das reuniões. Pelo menos uma vez ao mês os associados se encontram para um almoço ou janta com comidas típicas dos caboclos e regadas a boa música. Hoje a associação tem mais de 125 associados de todas as idades. 
Um das funções tradicionalista é o Terço Caboclo que é celebrado na ultima quarta - feira do mês com a encenação de alguns associados e envolvidos da igreja conforme conta a Dona Leoni Belli juntamente com o seu esposo que são uns dos responsáveis pelos ensaio e pela associação.

Abaixo podemos assistir os trecho que o seu Bililo e a dona Leoni nos deu a honra de filmar e disponibilizar a oração.
Acompanhe!



Oração Do Caboclo

Ói Deus,
Nóis tá sempre pedindo s coisas pro Sinhô.
Nóis pede dinheiro,
Nóis pede trabaio
Nóis pede pra chovê
E se chove demais
Nóis pede pra pará
Mode a coleta num afetá

Nóis pede amô,
Nóis pede pra casá
Pede casa pra mora
Nóis pede saúde
Nóis pede proteção
Nóis pede paiz,
Nóis pede pra dislindá os nó
Quando as coisa cumprica
Mode a vida corrê mió

Quano a coisa aperta nóis reza
Pedindo tudo que farta
É uma pedição sem fim
E quano as coisa dá certo,
Nóis vai na igreja mas perto
E no pé de argum santo
Que seja de devoção
Nós deixa sempre uns messéis
E lá no cofre da frente
Nóis coloca mais uns tostão.

Mais hoje meu sinhô
Bateu uma coisa esquisita
E eu me puis a matutá
Nóis pede, pede e pede
Mas nóis nunca pregunta
Comé que o sinhô tá
Se tá triste ou tá contente
Se percisa derguma coisa
Que a gente possa ajuda
E por esse esquecimento
O sinhô tem que nos adiscurpá

Ói Deus, nóis sempre pense
Que o sinhô num percisa de nada
Mas tarvez num seja assim
Tarvez o sinhô percisa de mim
Sim, o sinhô percisa, sim
Percisa de minha bondade
Percisa de minha alegria
Percisa de minha caridade
No trato cos meus irmão

Nóis semo seu espêio
Nóis semo a sua criação
Nóis num pode fazê feio
Nem fica fazendo rodeio
Nem desaondá o sinhô
Nem amargá o seu sonho
Que foi um sonho de amô
Quando essa terra todinha criô

Ói Deus, eu prometo
Vo rezá de ôtro jeito
Vo pará com a pedição
E trocá milagre por tostão
Tarvez eu inté peça uma graça
Mas antes vo vê direitinho
O que é que andei fazendo de bão.
E se nada de bão eu aconteca
Muito vo me envergonhá
E ainda vo pedi perdão
__________________________

Imagem da ficha de filiação a Associação Dos Caboclos de Lebon Régis



Nenhum comentário:

Postar um comentário