sexta-feira, 24 de outubro de 2014

PROPOSTA DE ROTEIRO CULTURAL “ALMA CABOCLA”


 A proposta da rota turística tem como principal objetivo promover a preservação da cultura cabocla em na região bem como os costumes materiais e imateriais que vem se perdendo gradativamente com o passar dos anos.
Entre os municípios citados na rota turística uma das batalhas, mas sangrentas da guerra do contestado aconteceu no município de Frei Rogério na localidade de Taquaruçú, o qual era distrito de Curitibanos juntamente com Lebon Regis,e ao longo do tempo foram se emancipando.
Essas cidades ficaram no esquecimento com relação ao desenvolvimento turístico sua economia se voltou para outras áreas e com isso as raízes caboclas foram aos poucos se acabando.
Percebendo o grande potencial para essas cidades teve a ideia de criar a rota, que nada, mais é do que mostrar o que cada cidade pode contribuir e se trabalharem juntas conseguirá desenvolver nesse setor. Preservando os bens tangíveis e intangíveis, (rezas, terços, benzimentos e os batizados), pois são costumes que não se aprende de um dia para o outro é um dom que vem passando de geração a geração e a nossa geração vem cada vez, mas se desligando dos costumes de seus pais, avos e bisavós.
Considerando a facilidade de disseminação da cultura de forma online a presente proposta visa atrelar história, cultura e turismo na proposição da implementação de um Blog que dissemine e divulgue a cultura cabocla da região central catarinense.
Entende-se e que a utilização da tecnologia é uma forma primordial para atrair o interesse dos jovens na preservação da sua cultura. Ao ver o potencial de crescimento nesse ramo, deu inicio a pesquisas bibliográficas para desenvolver a ideia de criar uma rota turística para a integração da região e as comunidades, envolvendo o turismo que é um grande diferencial pois foi palco de grande batalhas as quais ficaram marcadas na memória do povo e que deixou uma tradição cultural de mas de 100 anos. Esse marco histórico deixou lugares, objetos, relíquias, crenças e principalmente a cultura do povo com os saberes imateriais que vivenciaram ou foi passado de geração a geração. Renovando as ideias de cultura cabocla e incentivando os saberes foi criado um blog para acompanhar a pesquisas, fotos e vídeos para que essa cultura não se perca e também para estar disponível para as novas gerações com intuído de modernizar a historia não precisando pesquisar em vários livros apenas em um clic.
Também foi criada uma proposta de programação de eventos entre as cidades com datas e horas simbólicas conforme quadro abaixo.
Quadro 1 – Rota Turística Cultural
ROTA TURÍSTICA CULTURAL
Dia
Horário
Atividade Cultural
4 de Maio
08h
Abertura: I Rota turística Cultural
4 a 9 de Maio
8h30min as 18h
Visita ao Museu Histórico Antônio Granemann de Souza – Curitibanos
4 a 9 de Maio
A partir das 11h30min
Gastronomia Típica da Região – Curitibanos
4 a 9 de Maio
8h30min às 18h
Reduto a Gruta de João Maria – Curitibanos
4 a 9 de Maio
9h15min às 17h30min
Visita a relíquias do Museu de Taquaruçu
Curitibanos
Dia
Horário
Atividade Cultural
4 de Maio
A partir das 10h
Historiador do Contestado no Parque de Exposição Pouso do Tropeiro
4 de Maio
14h
Teatro Caboclo Ilustrando Tradicionalismo da Região
5 de Maio
As 9h e as 15h
Teatro Caboclo Ilustrando Tradicionalismo da Região para Crianças
Lebon Régis
06 de Maio
18h
Terço Caboclo Reunidos na Praça Central
07 e 08 de Maio
15h
Palestra Sobre Religiosidade - Nosso Bem Intangível - Teólogo Beno e religioso José Linhares
09 de Maio
A partir das 9h
Cavalgadas com os Cavaleiros do Contestados
Frei Rogério
Dia
Horário
Atividade Cultural
09 de Maio
19h
Dança Tradicionalista - Xote e Rancheira Embalados com Ritmos Trovados e Cantados
10 de Maio
O Dia Todo
Grandiosa Festividade Reunindo as Cidades promovendo a Integração entre as Cidades no Parque de Exposição Pouso do Tropeiro
Fonte: Do Autor (2014)

A programação seria da seguinte forma, uma semana dedicada a rota Cultural com atrações e atividades diversificadas entre as cidades sempre buscando o que a cidade tem de melhor a proporcionar aos visitantes, sendo que algumas atividades aconteceram durante toda a semana e outras nos dias específicos pois já tem a tradição de ser.
Seria feita uma parceria entre a comunidade, prefeitura e escolas para dar suporte para as atividades daquela semana bem como as divulgações preparação de teatros e os espaços culturais, além de interagir as comunidades promovendo o resgate da cultura desenvolvendo a cidades as nossas futuras gerações estaria participando juntas e ativas através da escola.

Por fim, essa programação preservaria não somente o local aquele bem físico, palpável, com endereço fixo pela comunidade já tem seu respeito, mas aquilo que não se consegue guardar por muito tempo, pois tem vida útil sendo chamados de seres humanos e seus pais e avós que vivenciaram os fatos tinham esses costumes essas tradições. Tradições essas, bens intangíveis àquilo que se nasce com ele e morre com ele, e tão somente será passado através de histórias, vídeos, fotos e livros, mas muitos não se importam em ter guardado, pois a tecnologia busca tudo isso, e para isso acontecer é nós preciso ter atração, programação que promova que faça e acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário